Esta semana em nossa seção Cinema e Arquitetura queremos apresentar o documentário argentino mostra o processo de erradicação da cidade de Federación, necessária para a construção da represa de uma central hidrelétrica. A população foi relocada num setor próximo fora da área inundável, em seguida foi demolido por completo a agora chamada “Antigua-Federación”, processo no qual, o estado outorgou habitações e garantias para começar com a nova cidade. Poucos habitantes estiveram contentes com a mudança, até o momento no qual se descobre um novo potencial para o desenvolvimento da mesma. Uma reviravolta do destino que permitiu o renascer de uma cidade.
SINOPSIS
“Construcción de una ciudad” narra a história do nascimento de uma cidade de interior de Nueva Federación, após a destruição da antiga para a construção em seu lugar da represa de Salto Grande na década de 70. Um documentário de 95 minutos de duração, que é o resultado de um notável trabalho de edição de quase 100 horas de material reunidas por Frenkel, que ao conhecer o lugar e sua surpreendente história pensou em levá-lo ao cinema.
Caracterizado pela ausência da voz em off e um tom próximo da melancolia e a nostalgia, mas não por isso menos sensível. Os que falam são as pessoas do lugar cujas histórias de vida dão sentido a este documentário no qual a “ditadura” e “processo” são palavras, mas não temáticas ausentes. Aparecem sonoramente – através de marchas militares – e tacitamente na história que se conta, nas imagens em Super8, na ideia de progresso própria dessa época, no tipo de construções homogêneas e faltas de vida. Segundo o próprio diretor, tratar explicitamente o tema “daria para fazer um outro filme”, o qual explica a edição e a perspectiva escolhida.
Um dia chegaram os tratores que em nome do progressos e dos avanços tecnológicos destruíram tudo; nada restou daquela cidade que logo foi sepultada abaixo d’água. Indenizados e resignados foram todos viver na Nueva Federación, uma cidade sem árvores, sem pássaros, nem clube, nem bares para se reunirem. Uniforme, com casas baixas, iguais entre si e de linhas retas todas elas. Tudo acontecia porta adentro; os vizinhos dispersados, relocados. E a falta de identidade com o novo lugar e de espaços de encontro.
Até que num dia, as escavações presentearam a água termal, e a cidade renasceu com esplendor; dali a metáfora: “o que a água leva, a água devolve”. Nueva Federación renasce colorida e viva, no mais amplo sentido da palavra.
FICHA TÉCNICA
Título original: Construcción de una ciudad
Ano: 2007
Duração: 87 min.
Origem: Argentina
Diretor: Néstor Frenkel
Roteiro: Néstor Frenkel
Trilha sonora: Javier Ntaca